Dicas para saber o ponto da carne no churrasco

FOTO-PERFIL-PRIME-PRI-150x150Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é a Pri da Prime Carnes e hoje é dia de trazer algumas dicas para ajudar você a preparar a sua carne. Você sabe como saber o ponto da carne?

Não é incomum prepararmos um belo churrasco no fim de semana para a família e os amigos. Porém, as pessoas que participam do churrasco sempre possuem gostos próprios em relação ao ponto da carne. Alguns preferem bem passado, outros preferem mal passado e outros ao ponto.

Churrasqueiros mais experientes conseguem determinar o ponto da carne de acordo com o tempo que ela fica no fogo. Porém, essa não é uma tarefa fácil e leva tempo para saber como controlar o tempo. Mas não se preocupe! Se você quer aprender como saber o ponto da carne, estamos aqui para te ensinar.

Como saber o ponto da carne usando um termômetro

O termômetro é a melhor forma de acertar no ponto da carne. Esta ferramenta é amplamente usada em restaurantes e steakhouses no mundo inteiro. O funcionamento é simples, basta colocar o termômetro na peça e quando ele atingir uma certa temperatura, estará pronto.

A temperatura dos principais pontos são:

  • Mal passada – Entre 52ºC e 55ºC
  • Ao ponto – Entre 60ºC e 65ºC
  • Bem passada – Entre 71ºC e 100ºC

Claro, nem sempre temos um termômetro de carnes para ajudar na hora do churrasco. Mas existem outros métodos bem simples.

Como saber o ponto da carne usando a mão

A mão é um excelente medidor para o ponto da carne. A ideia é usar o polegar, o dedo indicador, médio e anelar para achar a textura correta da carne.

Encoste o dedo polegar no indicador (fazendo o sinal de “Ok”). Aperte a parte Tenar da mão (o músculo logo abaixo do dedo polegar), essa é a textura da carne crua. Se você apertar a carne com a mão ou um garfo e sentir a mesma firmeza, ela está crua.

Coloque o polegar no dedo médio. A textura do músculo ficará igual a da carne malpassada. Polegar com o anelar é a textura da carne ao ponto e com o mindinho é a textura da carne bem passada.

Bem fácil, não é mesmo? Mas calma que ainda temos mais uma dica!

Como saber o ponto da carne usando o rosto

O rosto é uma excelente maneira de descobrir se a carne está no ponto desejado sem precisar cortá-la. Calma, não é para colocar o rosto no alimento, é apenas para testar a textura, assim como no teste da mão.

A bochecha, o queixo e a testa possuem três texturas diferentes e bem similares às da carne assada e grelhada. A bochecha, mais mole e menos firme, possui a mesma textura da carne mal passada. Já o queixo possui a mesma firmeza da carne ao ponto e a testa tem a textura da carne bem passada.

Agora ficou fácil saber o ponto da carne com essas dicas, não é mesmo? Basta apertar um pouco e pronto! Não tem mais erro.

Quer preparar um churrasco incrível para a família e os amigos? Conte com a Prime Carnes! O primeiro açougue delivery de São Paulo! Aqui você pode comprar carne online, sem sair de casa e receber no mesmo dia!

Também contamos com tudo o que você precisa para o seu churrasco, vendendo desde espetinhos e pães de alho até kits completos!

2 Comentários

  1. Pingback: Receita de Alcatra recheada com 4 queijos de forno ou churrasqueira - Dicas Prime Carnes

  2. Pingback: Dicas para fazer o bife perfeito - Dicas Prime Carnes

Deixe uma resposta

seis + dezesseis =

Navegar