Qual a diferença entre fritar, grelhar e chapear?

FOTO-PERFIL-PRIME-PRI-150x150Olá minhas amigas e amigos, tudo bem? Se você está aqui pela primeira vez, seja bem vinda(o) 😀 Meu nome é Pri e sempre estou por aqui com dicas, receitas e novidades do mundo gastronômico.

Hoje vamos tirar uma dúvida muito comum entre nossos leitores: Qual a diferença entre fritar, grelhar ou chapear? Cada método cozinha a carne diferente.

Esses métodos são muito utilizados na hora de preparar uma boa fatia de bife, mas também terá que levar em conta a qualidade da carne que você compra. É muito importante que esteja embalada adequadamente e manuseada por profissionais especialistas.

Na Prime Carnes você encontra os melhores cortes de carnes bovinas, carnes suínas, aves, peixes, linguiças e além de kits práticos para o seu churrasco ser um sucesso. O melhor açougue de São Paulo agora está online. A Prime Carnes é o primeiro Açougue Online que te dá todo suporte na hora de sua compra  e entrega em sua casa no mesmo dia!


Acesse Agora a Prime Carnes e Conheça as Ofertas da Semana!


E você sabe a diferença? Então, vem aprender comigo!

Qual a diferença entre fritar, grelhar e chapear

Qual a diferença entre fritar, grelhar e chapear?

Fritar

Fritar significa colocar o alimento em contato com a gordura quente na frigideira. O calor da gordura vai fritar o bife, tanto faz se você colocar na frigideira o óleo, a manteiga ou o azeite. Tudo começa com uma frigideira de fundo grosso e o bife em temperatura ambiente.

Grelhar

Na grelha a carne recebe a radiação direto com o calor do fogo. Esse processo sela a carne mais rápido e mantém aquela suculência em seu interior. O resultado de grelhar a carne é que ela fica dourada e crocante por fora, saborosa e bem macia por dentro.

OBS: Neste método o ideal é ter bifes mais grossos com, mais ou menos, 2,5 cm de espessura, pois os finos passam do ponto muito rapidamente na grelha. Cuidado com a espessura para ter um bife deliciosamente grelhado! Agora grelhar não é a mesma coisa que chapear. Vamos ver a diferença?

Chapear

Chapear é o famoso passar o bife. Nesta técnica você não vai usar nenhum tipo de gordura. A gordura da própria carne é suficiente para chapear. Você pode usar uma frigideira de fundo grosso ou uma chapa. Nesse método é o calor seco que vai cozinhar a carne.

Então hoje vimos 3 métodos de preparar um bife: Fritar, Grelhar e Chapear. Cada preparação varia de acordo com a ação do calor sobre a carne. Relembrando:

  • Quando você frita o calor bem da gordura.
  • Quando você chapeia o calor vem da chapa.
  • Quando você grelha, a carne tem exposição direta ao calor do fogo.

Espero que vocês tenham gostado destas dicas de hoje. Não esqueça de compartilhar com seus amigos, curtir nossa página no Facebook e deixar seu comentário ou sugestão para nossas próximas dicas.

Um grande abraço e até a próxima pessoal 🙂

 

Deixe uma resposta

17 + seis =

Navegar