Flat Iron: Corte da Paleta com qualidade de primeira

FOTO-PERFIL-PRIME-PRI-150x150Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é a Pri e estou trazendo mais uma dica para quem gosta de um bom churrasquinho e de aproveitar excelentes carnes. A dica é sobre um corte que está em ascensão, o Flat Iron.

Antigamente era muito comum a preferência por carnes de primeira para as ocasiões mais especiais e para o churrasco. Porém, esta é uma tendência que vem diminuindo de forma constante. Cada vez mais as pessoas estão entendendo que não existe corte ruim e o Flat Iron é um grande destaque desta nova tendência.

O corte é retirado direto da paleta, mais especificamente da raquete, parte da paleta (uma carne de segunda). O Flat Iron, também chamado de shoulder (ombro em inglês), é um tecido bem macio, perdendo apenas para o filé mignon. No centro da peça tem uma membrana conjuntiva.

Essa membrana conjuntiva não é de fácil mastigação e ela que torna a carne de “segunda”. Porém, o grande segredo do corte vem na separação da carne deste tecido mais duro.

Dividir a peça no sentindo do comprimento, bem em cima dessa membrana a transformará em dois filés. Estes filés são o Flat Iron, uma peça bem macia e muito suculenta.

Com um gosto bem realçado e um uma excelente maciez devido ao marmoreio, este é um dos principais cortes em churrascos com estilo americano.

Como preparar o Flat Iron

Existem diferentes formas de preparar este tipo de corte. Porém, vamos dar uma dica de preparo que com certeza vai agradar qualquer fã de churrasco.

Retire a carne da geladeira por 10 ou 15 minutos antes de colocar na grelha. A ideia é deixar que ela chegue o mais perto possível da temperatura ambiente. O tempero pode ser o clássico sal grosso ou cristais pequenos, uma dica é usar pimenta do reino para realçar ainda mais o sabor do corte.

Depois de temperada, espere de 5 a 10 minutos para que o sal penetre bem na carne e leve à grelha. Comece com uma altura de 30 a 40 centímetros da brasa até que a carne atinja temperatura de aproximadamente 45ºC, virando algumas vezes. Ao atingir a temperatura, desça a carne para perto da brasa e a deixe ganhar cor. Depois é só servir e surpreender com este maravilhoso corte.

Lembrando que na hora de servir é importante fatiar sempre no sentido contrário das fibras!

Acredite, seus convidados não vão acreditar que este filé suculento e cheio de sabor veio de uma peça considerada “de segunda”.

Gostou da nossa dica? Temos muito mais no nosso site! E vale lembrar que se você quer planejar um churrasco, nem precisa sair de casa para comprar a carne! Você pode entrar no site a Prime Carnes, escolher o seu corte e entregamos na sua casa! Sem complicações, rápido e fácil.

Deixe uma resposta

dois × 5 =

Navegar