A diferença entre as carnes secas do Brasil

FOTO-PERFIL-PRIME--PRIOlá minhas amigas e amigos, tudo bem? Se você está aqui pela primeira vez, seja bem vinda(o) 😀 Meu nome é Pri e sempre estou aqui com vocês trazendo muitas dicas, receitas incríveis e novidades do mundo da gastronomia.

Vamos aprender hoje sobre A diferença entre as carnes secas do Brasil. Existem vários cortes de carne, mais cada uma possui uma forma diferente de usar.

O Charque, a Carne de Sol, o Jabá, o Jerked Beef e a Carne Seca, acabam até que sendo parecidos, mas não são a mesma coisa. Na verdade cada um possui uma característica e uma forma de usar diferentes.

Elas usam o sal e a cura para conservar, então historicamente, elas nasceram da necessidade. Em épocas mais antigas, quando não se tinha geladeira, era necessário fazer algo para conservar as carnes. E ai nasceu a cura.

Você conhece a Prime Carnes? É a primeira loja de carnes da internet, possui carnes de excelente procedência e altíssima qualidade. Todas com embalagens seguras e que mantém o sabor do alimento fresquinho.

A Prime Carnes entrega em sua casa com rapidez, segurança e com total conforto. Você faz seu pedido em um ambiente seguro dentro do site ou através do telefone e pode ter a certeza de receber produtos indicados por especialistas no assunto.


Conheça Agora a Prime Carnes e faça Sucesso em todas as suas receitas!!!


Vamos conhecer as diferenças entre as carnes curadas? Vem comigo 😀

A diferença entre as carnes secas do Brasil

A diferença entre as carnes secas do Brasil

O Charque e a Carne de Sol, apresentam processos de cura muito parecidos: Primeiro se manteia a carne (o processo da manta é abrir bem a carne), salga com bastante sal grosso e põe para curar. Coloque em um recipiente grande onde a carne fique bem esticada.

A diferença entre a Carne de Sol, é que o processo de cura dela é feita no sol. Já o Charque, como vem do Rio Grande do Sul, sua cura é feita diferente. As vezes pode faltar sol, então as mantas com sal grosso, ficam em cima dos fornos com brasa, dando um gostinho levemente defumado a carne.

A Carne Seca, antes do processo de cura, ela é imersa em uma substância salobra. Essa substância é feita de água e muito sal, por isso ela hidrata e tem como característica ser mais avermelhada.

A coloração escura do Charque, significa que tem mais tempo de cura, agora se for mais clara, indica que ela tem menos tempo de cura. Não existe carne melhor, existe quem gosta de carne mais curada e menos curada.

Pratos Clássicos Brasileiros

E para cada prato clássico brasileiro é usado um tipo de corte:

  • Charque é usado muito com Arroz Carreteiro;
  • Carne de Sol pra fazer as tradicionais carnes braseadas de sol (paçoca de carne de sol, arrumadinho, baião de dois, grelhada, maria isabel, etc.);
  • Carne seca, ela é usada no pastel, nos recheios de torta, escondidinho e até mesmo uma combinação de prato com carne seca e abóbora.

O Charque tradicionalmente você conhece pois ele é vendido como se fosse um rocambole. Geralmente se é preferido fazer com carnes bem mais gordas.

Mais se no supermercado você encontrar o Jerked Beef, ele é uma carne seca também. E muito comum, principalmente no Sudeste, é embalado à vácuo.

Então espero que tenham entendido a diferença entre a Carne Seca, Charque e a Carne de Sol e tenha ficado tudo bem mais claro. Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e nos diga quais as dicas que deseja ver aqui no Blog da Pri !!!!

Até a próxima dica pessoal 😉

 

 

 

Deixe uma resposta

três + 20 =

Navegar