A carne certa para manter uma dieta saudável

FOTO-PERFIL-PRIME--PRIOlá minhas amigas e amigos, tudo bem? Se você acompanha o blog então já deve me conhecer. Mas se está aqui pela primeira vez, seja bem vinda(o) 😀 Meu nome é Pri e sempre estou aqui com vocês trazendo muitas dicas, receitas incríveis e novidades do mundo da gastronomia.

Quero hoje falar com vocês sobre um assunto que todo mundo adora. Há sim aqueles que não gostam de carne. Porém, se você está aqui é para saber mais sobre este alimento tão nutritivo e delicioso.

A questão aqui é saber qual a carne certa para manter uma dieta saudável. Segundo a nutricionista Bárbara A.M. Borges, “É recomendado consumir diariamente o valor entre 10 a 15% do valor energético, mas isto varia de pessoa para pessoa“.

Na Pirâmide Alimentar Brasileira, podemos ver que para manter-se saudável devemos ingerir 1 porção de, pelo menos, 100 gramas de carne. Não é nada exagerado, uma porção ideal e que deixa seu organismo, seu corpo nutrido de forma correta e saudável.

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Vamos para as dicas??? Vem comigo 😀

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A carne faz bem ao corpo e a mente 

As carnes são importantes fontes de ferro, vitamina B12, vitaminas do complexo B e proteínas de alto valor biológico. Ela também é rica em magnésio, cobre e potássio. Já a carne de porco possui alto valor de potássio.

A carne do peixe é rica em ômega 3, selênio, cálcio e tripofano. As carnes não fazem a prevenção de nenhuma doença. Elas contribuem para que o nosso organismo funcione corretamente, seja nutrido com as vitaminas necessárias e saudáveis.

Elas são importantes na renovação, no crescimento e regeneração de músculos, ossos e peles. Contribuindo também na produção de insulina, enzimas digestivas, hormônios e levando muitos benefícios para o sistema imunológico e ganho de massa magra corporal.

A carne na medida certa 

Seja em um churrasco ou um almoço de família onde há muitas carnes deliciosas e suculentas, o desejo é grande que você acaba exagerando no consumo. Na verdade, você precisa saber que comer carne demais ou de menos é prejudicial ao seu organismo.

Consumir de forma excessiva a carne vermelha, por exemplo, pode aumentar o colesterol e provocar problemas cardíacos, por elevar a quantidade de gordura saturada. Agora se você não ingerir nada de proteína animal, poderá ter alguns problemas de saúde.

A falta da proteína animal em nosso corpo pode causar enfraquecimento dos cabelos, das unhas, perda de massa magra e uma má regeneração dos tecidos do corpo, entre vários outros. A gordura animal é importante para uma alimentação saudável.

Por isso, escolha a carne magra para incluir em sua dieta e mantê-la saudável. Pode ser carne de boi (patinho, alcatra. contra-filé e coxão mole), frango ou peixe. Preparo de forma que ficarão saudáveis para o consumo, nada de frituras ou gorduras em excesso.

Comprovadamente, as carnes brancas acabam sendo as melhores para o consumo, pois há uma maior redução na gordura em sua fibra muscular comparada a carne vermelha. Vejamos esses dados:

Em cada 100 gramas de carne vermelha são encontrados, em média, 2 gramas de gordura, sendo que um filé de merluza (peixe) contém em sua carne, em média, 1 grama de gordura. Apesar das diferenças, todas as carnes são importantes para manter nosso organismo nutrido e nossa alimentação equilibrada.

 

Espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje e se sintam bem mais tranquilos ao consumir alguma carne em sua dieta, sabendo que elas são saudáveis. Deixe seu comentário e sua sugestão do que você quer ver aqui no Blog da Pri.

Então, até a próxima dica minhas amigas e meus amigos 😉

 

 

 

 

 

 

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