Como cortar a carne contra a fibra

FOTO-PERFIL-PRIME--PRIOlá minhas amigas e amigos, tudo bem? Se você está aqui pela primeira vez, seja bem vinda(o) 😀 Meu nome é Pri e sempre estou aqui com vocês trazendo muitas dicas, receitas incríveis e novidades do mundo da gastronomia.

Um dos segredos para deixar a carne macia, é a forma como ela é cortada. Não importa se ela é crua ou cozida, ela tem que ser cortada nos lugares corretos para ficarem suculentas e muito macias.

Por isso hoje, venho aqui especialmente para dar algumas dicas de Como cortar a carne contra a fibra. A maioria das pessoas ainda tem dúvidas sobre isso, mais depois deste artigo suas dúvidas acabarão.

 

Antes de começar, vocês já conhecem o Ebook de 400 Receitas Fit para Emagrecer? Ainda não?

São quase 600 páginas repletas de diversas receitas fit fáceis e simples de fazer. E tem um diferencial e tanto: você ainda terá acesso há várias receitas separadas por café da manhã, lanche, almoço e jantar! Muita praticidade! Acesse: http://bit.ly/2R0Imev

Venha conhecer a Prime Carnes, a primeira loja de carnes na internet, entrega em sua casa, com total segurança, em embalagens que mantém a qualidade da carne e o frescor.

CLIQUE AQUI e navegue por todo o site da Prime Carnes, tenho certeza que você vai adorar!!! Tudo feito com muito carinho e respeito para com os clientes.

Você faz seu pedido em um ambiente seguro, recebe um produto de qualidade em sua casa e com a certeza de ser atendida por especialistas no assunto. Venha para Prime Carnes e experimente o melhor da carne!!

Vamos para nossa dica de hoje? Vem comigo 😀

Como cortar a carne contra a fibra

Você identifica o sentido das fibras, se elas são verticais ou horizontais e faz o corte. O corte sempre é feito no sentido contrário, oposto das fibras e isso é regra. Sabe porque?

Com a fibra mais curta, a carne fica mais fácil de mastigar e ai ela fica mais gostosa, mais macia.

Repare no desenho abaixo, a cruz que se forma entre a linha da lâmina e a linha da fibra da carne:

Como cortar a carne contra a fibra

O coxão mole, por exemplo, é um corte super versátil, possui fibras que são fáceis de ver, são curtas e mais grossas aos nossos olhos, assim como mostra a imagem abaixo:

Fibras do Coxão Mole

E para cortar é simples, basta fazer uma pressão com a faca numa linha transversal à fibra. O corte sai perfeito e a carne fica no ponto, bem macia e saborosa.

Outros cortes de carnes

Com o Filé Mignon é a mesma coisa, as fibras são bem perceptíveis, macias, tornando bem mais fáceis de cortar.

Fibras do Filé Mignon

Já outra carne como a Picanha se você observar bem, ela possui fibras diagonais, então como você vai fazer o corte desta carne? É simples! Você pega a faca e coloca ela na diagonal oposta da fibra da picanha.

Fibra da Picanha

A lâmina da faca acaba que formando um X em relação a fibra da carne. A regra é a mesma para carnes que já estão preparadas. O corte sempre será feito na direção contrária, oposta da fibra da carne.

Resumindo: Encontrou a fibra da carne, é só pegar a faca e cortar na versão oposta, contrária a ela. E não esquecendo que, a lâmina da faca tem que estar perpendicular, ou seja, em ângulo reto.

Essas foram as dicas de hoje, consideradas muito valiosas na hora de se fazer o corte na carne. Afinal é o corte que define a maciez e o bom sabor de qualquer carne. Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e suas sugestões de quais dicas vocês queriam ver aqui no no blog da Pri.

Bom, por hoje é só, até a próxima dica pessoal 😉

5 Comentários

  1. dificil é ver a fibra nas outras carnes… por exemplo alcatra, contra file etc..

  2. Edson J P Sandes Responder

    Sempre cortei em x ou contrário a fibra da carne e, realmente, sempre ficou macia.

  3. Se a carne é cortada no sentido da fibra e ao ser preparada se corta ao contrario para degustá la . Qual é o problema?Isso é pura frescura desses “métris medidos a besta”.

Deixe uma resposta

dezoito + um =

Navegar