07 dicas de como cozinhar com vinho

FOTO-PERFIL-PRIME-PRI-150x150Olá pessoal!!! Novamente estou por aqui para dar uma dica sensacional para sua receita ficar ainda mais saborosa. Eu sou a Pri 😉 Toda semana trago aqui no Blog Receitas e Dicas práticas, exóticas e aquelas que facilitam a sua vida na cozinha.

A dica de hoje é bem simples, mas que muitos ainda não sabem como usar em suas receitas. Vamos aprender 07 dicas de como cozinhar com vinho. Usar o vinho como auxiliar de sabor e textura é uma alquimia que muitos estão praticando na cozinha.

Mais muitas dúvidas ainda surgem quanto ao seu uso nas receitas. Perguntas como: Eu devo usar como? Tem que flambar? É só colocar na receita? Vinho branco ou tinto? Pensando em ajudar você a responder essas perguntas, criei 07 dias de como cozinhar com vinho para deixar você craque em ressaltar o sabor das suas receitas.

Ofertas na Maior e Melhor Rede de Açougue de SP – Veja Aqui.

Agora o melhor Açougue de SP está Online para sua comodidade. Acesse Prime Carnes e receba suas compras ai em sua casa. Garantimos Rapidez, Segurança e Preços Baixos pra você e sua família.

Anota ai todas as dicas, hein! Vem comigo 😉

07 dicas de como cozinhar com vinho

07 dicas de como cozinhar com vinho

1 – Posso usar qualquer vinho na minha receita?

Em primeiro lugar, escolha um vinho de qualidade para obter uma excelente harmonização no sabor. O vinho é para ser degustado calmamente e apreciado em momentos especiais. Prefira o custo-benefício e use somente aquele vinho que você gosta. Os vinhos mais baratos podem conter uma acidez alta e isso pode camuflar sabores em sua receita.

2 – Qual vinho usar em carnes brancas e vermelhas?

A melhor fórmula que deve ser usada por quem está iniciando é: “carnes brancas é com vinho branco” e “carnes vermelhas é com vinho tinto”. Mais isto não é uma regra. Pode se usar o inverso das frases, mas terá que ter mais atenção e cuidado em seu uso. Faça alguns testes primeiro, pois o que vai valer é a sensibilidade ao sabor.

3 – Como usar o vinho nas receitas?

Há três formas de preparar a receita com o vinho. Usando no pré-preparo: a marinada, uma técnica onde você deixa os alimentos imersos no produto ácido. Você deixará pegando o tempero e amaciando a carne. Na marinada, é obrigatório, ter um item ácido ao meio do tempero, como limão, vinagre ou mesmo o vinho. Use ervas aromáticas, especiarias e diversos temperos a sua escolha.

Veja Agora as Ofertas da Semana que a Prime Carnes tem para você. Clique Aqui.

4 – Posso usar o vinho direto na panela?

Pode usar sim. Esta é a segunda forma de preparar sua receita com vinho. Você só precisa ter atenção ao tempo de cozimento, pois o álcool do vinho terá que ser evaporado. Isso pede paciência, pois requer tempo. Se isto não for feito, a sua receita não terá aquele toque especial do vinho, ele não vai realçar o sabor.

5 – O que faço para acompanhar a carne?

Esta é a terceira forma de usar o vinho. Aqui você pode investir em molhos e reduções, onde fará o cozimento do molho lentamente para que ele fique bem encorpado. Estes molhos mais encorpados são excelentes para acompanhar carnes gordas, como a costela, por exemplo. Uma dica é preparar esse tipo de carne com vinho do Porto, por ser mais licoroso. Já as carnes mais magras, como o patinho, filé mignon, você dilui a redução com uma base, usando caldo de carne.

6 – Posso flambar o vinho?

Esta não é a bebida ideal para este processo, ele pede uma bebida com um teor alcoólico mais elevado para haver aquela queima forte. As bebidas mais indicadas são o uísque, o conhaque e a cachaça. E não esqueça de usar uma panela rasa para fazer esse processo. Assim que o álcool evaporar, a chama apagará sozinha.

7 – Pode usar o vinho em qualquer panela?

O vinho não pode ser usado em panelas de ferro, cobre e alumínio. Os metais contidos nesse tipo de panela podem reagir com o ácido contido no vinho e aumentar a acidez na sua receita. O correto é usar panela inox. Um lembrete importante é que depois que abrir o vinho, ele durará somente duas semanas. Guarde-o sempre na geladeira e bem tampado com a rolha.

Gostou das 07 dicas de como cozinhar com vinho? Então compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário dizendo o que achou ou uma sugestão que você queira ver aqui no Blog da Pri.

Grande abraço e até a próxima pessoal 😉

 

Deixe uma resposta

9 + 11 =

Navegar